10 dezembro 2006

 

Slow Food: Passeio e Almoço de Fim de Ano à volta do Tema Cogumelos Silvestres


Fotografia: Miguel Mosquito
Púcaras

Já há seis anos que o movimento Slow Food Portugal está a promover um tipo de produto do património gastronómico dos mais negligenciados porque mal conhecido em Portugal: os cogumelos silvestres. A primeira iniciativa neste sentido foi uma tertúlia do Convivium Arrábida do Slow Food, em Fevereiro de 2001, em Alcácer do Sal. Muitas outras se seguiram, um pouco por todo o pais onde estes magníficos seres crescem.

Este ano, os cogumelos abundam no campo e nos bosques como já não acontece há vários anos por causa da seca. Assim, não é surpresa que os cogumelos silvestres estejam mais uma vez no centro do interesse da caminhada e tertúlia de Fim de Ano que esse núcleo do Slow Food (Convivium de Arrábida) organizará no Sábado, dia 16 de Dezembro nas imediações de Alcácer do Sal.

O evento começará com um passeio na serra, na região de Santa Susana, e uma visita ao Monte de Picaveus do Sr. Samuel Félix, um jovem produtor de produtos biológicos que mora na região, onde se podem ainda admirar os vestígios das antigas minas de carvão. O passeio será seguido de um almoço no restaurante A Descoberta, em Alcácer do Sal, e servido um menu onde os cogumelos são vedetas. Vejamos: Sopinha de Ostras do Rio Sado com Cantarelos; Frango do Campo na Púcara com Cogumelos Silvestres, Abóbora e Castanhas; Tarte de Marmelos Caramelizados. Os vinhos são da Casa Ermelinda Freitas (Fernando Pó).

As inscrições podem ser feitas pelos tls: 933 296 602 (Virgínia) e 96 678 41 10 (restaurante).
Preço: 30 € para membros de Slow Food, 35 € para não-membros.

Restaurante A Descoberta
Av. João Soares Branco, 15 – 16 (Marginal do Rio)
Alcácer do Sal. Tel. 265 623 877

Comments: Enviar um comentário

<< Home