30 novembro 2005
PORTUGAL NA MESMA
A ULTIMA AMEAÇA TERRORISTA
X Feira do Livro: Extensão do horário de funcionamento
A feira vai assim funcionar até dia 10, entre as 13H00 e as 19H00 nos dias úteis e entre as 15H00 e as 19H00 aos sábados, domingos e feriados. Esta medida pretende dar oportunidade a todos de poder visitar a feira, aproveitando todo o im-de-semana e os feriados.
28 novembro 2005
PREVER O TEMPO

Um emigrante nos Estados Unidos inventou e protegeu a patente de um novo aparelho para prever o estado do temo. Trata-se de qualquer coisa bastante eficiente: Para aqueles que por acaso não compreendam o inglês aqui vão as instruções em português:
Pedra molhada = chuva
Pedra seca = bom tempo
Sombra da pedra no chão = sol
Branco no cimo da pedra = neve
Não consegue ver a pedra = nevoeiro
Pedra que balança = Vento
Pedra que sobe e desce = terramoto
Pedra que desaparece = furacão.
Vêm, o que era bpreciso era pensar nisso
A PROVA DO AQUECIMENTO DA TERRA
26 novembro 2005
Precisam-se colaboradores
Que têm em comun um cavaleiro, uma exposição de caça e uma picadela no braço ?São todos símbolos de temas que gostaria ver tratados neste blog:
- A história e as histórias de Alcácer do Sal;
- A caça que está aberta nestes meses;
- Os problemas da saúde neste concelho, para só mencionar alguns. Se poderia ajudar:
- Como dar um futúro aos jovens de Alcácer ?;
- O envelhecimento da população;
- Os problemas da requalificação do centro histórico;
- O desenvolvimento do turismo;
- A limpeza do Rio Sado
- Passeios no Concelho de Alcácer;
- As boas tascas do Concelho;
- A gastronomia regional;
- Gente de Alcácer e do Rio Sado;
- Arte e Cultura
- etc. etc.
O que precisamos são pessoas com ideias que querem colaborar neste blog para fazer um espaço de comunicação cada vez mais interessante, plural e divertido. Se quer colaborar, contacte-nos por e-mail: michael.noelke@mail.telepac.pt

Miguel Mosquito24 novembro 2005
Jogo: Endireite a Rua Direita
Aquí por baixo trata-se de lojas fechadas. Cada uma têm um endereço. Pode-se constatar que as portas e janelas não estão representadas por qualquer ordem real. Copie esta pagina e escreva em cada imagem a direção verdadeira de cada loja fechada. Meta todo numa envelope e envie ao cuidado de Inácia Arsénio - Biblioteca Municipal até ao dia 10 de Dezembro a pessoa que acertar na resposta recebe como prémio um almoço ou jantar gastronómico para duas pessoas no Restaurante "A Descoberta", no valor total de 50,00 € - Se várias pessoas acertarem na resposta o prémio será sorteado.











As autoridades autárquicas consultam os comerciantes
Em primeiro lugar foi anunciado um concurso organizado pelas duas Juntas de Freguesias para a iluminação e Arranjos de Natal nas ruas da cidade. Os primeiros três premiados receberão, respectivamente, 250.00, 150,00 e 75,00 euros.
A discussão sobre os problemas do comércio foi séria e animada, mostrando a grande preocupação dos comerciantes de melhorar a situação existente que sofre não só da crise económica e financeira geral no país, mas também da concorrência dos três supermercados existentes, deles dois abriram neste ano : o Lildl e o Litoral alentejano. Neste contesto, o auditório apreendeu que mais dois supermercados já tem um processo na Câmara para obter uma licença. Um é da cadeia Feira Nova e outro do Minipreço.
Os comerciantes e os representantes da autarquia sublinharam a falta de uma representação dos mesmos para identificar e coordenar os interesses dos destes e passar a ser um interlocutor na Câmara. Como a Associação dos Comerciantes já não funciona, há muito tempo, a ideia é de criar uma comissão que pode representa-los. Foi decidido voltar a reunir, somente os comerciantes (sem autárquicos), na próxima Quarta Feira, dia 30 de Novembro, ás 21,00 horas, no local da Junta de Freguesia de Santiago.
A discussão geral abordava muitos problemas e ideias, como a necessidade de melhorar o ambiente das ruas que sofre de falta de limpeza, da degradação das fachadas, dos problemas do lixo, etc. Foi discutido o problema do estacionamento no centro histórico e o facto que as perspectivas do comércio são cada vez mais ligados à evolução económica, social e cultural do Concelho e depende em grande parte da evolução do turismo. Foi também abordada a ideia de uma rede de descontos para Alcacerenses e a necessidade de limpar o rio e de criar cais de barcos em Alcácer e fora da cidade para atrair os barcos de Setúbal e Sesimbra. De ambas as partes foi reconhecido que as instituições públicas tem um papel, mas não devem ou podem resolver todos problemas. Os comerciantes também têm as suas responsabilidades. Para avançar no sentido de uma estratégia global, é prioritário que os comerciantes se organizem entre eles.
M.M.
Revitalizar o comércio tradicional
Parabéns que a nova Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia de Santiago e de Santa Maria querem dar uma prioridade à definição e à implementação, em conjunto com os comerciantes, de uma estratégia de revitatização do comércio tradicional em Alcácer do Sal.
O comércio tradicional em Alcácer do Sal foi, em tempos, o orgulho da cidade. Mas, já há anos que está em declínio. Precisa-se inovação e precisa-se uma verdadeira parceria entre o Município e os Comerciantes. Necessita-se, sobretudo, de uma estratégia global de requalificação do centro histórico de Alcácer. É necessária a participação de todos.
Para revitalizar o comercio tradicional no centro histórico de Alcacer, podemos distinguir medidas simples que podem ser implementadas à curto prazo e com pouco de dinheiro, e as medidas que implicam a definição de uma estratégia mais global:
A. No contexto de uma estratégia global,
1) O potencial do comércio tradicional deve ser analizado no contexto das perspectivas de desenvolvimento do Concelho e dos concelhos vizinhos (ver lista das questões).
As perspectivas do comércio são intimamente, e cada vez mais, ligadas às perspectivas do turismo, à animação cultural, ao desenvolvimento económico e social do Concelho.
2) Os comerciantes precisam de ajuda para enfrentar o choque das grandes cadeias que se instalam na periferia.
3) A Rua Direita e o espaço vizinho devem ser organizados como se tratasse de um centro comercial. O destino de cada um dos comerciantes está ligado ao destino dos outros. Para que cada loja tenha sucesso, é preciso que as pessoas de Alcácer encontrem nas lojas da Rua Direita a variedade de artigos que procuram, a preços razoáveis e com um atendimento personalisado.
4) Mercado Municipal que está também em declínio deve ser incluido nesta estratégia. A produção local de frutas e legumes e cada vez mais negligenciada em favor das importações. A Câmara pode ter uma política de apoio as produções das hortas.
5) O aproveitamento das zonas periféricas do Concelho deve ser examinado para propor medidas que melhoram o acesso das populações rurais as necessidades básicas.
B. Medidas imediatas
Os comerciantes:
1) Os comerciantes das freguesias de Santiago e de Santa Maria devem criar uma Comissão representativa que analisa e coordona os intereses comuns dos comerciantes e que será o interlocutor privilegiado dos comerciantes em frente da Câmara.
A Câmara, no conjunto com os comerciantes
· Deve se preocupar de arranjar o espaço do centro histórico mais agradavel.. Neste sentido deve ser melhorada:
· A limpeza da via pública
· O tratamento do lixo (os comerciantes têm uma grande responsabilidade nisso)
· O ornamento dos espaços
· Com o acordo dos proprietários respectivos, as montras das (15!) lojas abandonadas na Rua Direita poderiam ser utilizadas como espaço de animação cultural e artística.
· A Câmara e os comerciantes devem estudar as medidas para fazer o centro histórico mais acessivel para os clientes de fora. Propostas:
· estacionamento limitado à 60 minutos no Largo de Camões, na Avenida dos Aviadores, na Av. João Soares Branco e nas ruas vizinhas. Além deste limite, os estacionamento nesta zona se paga. Excepção: os residentes da area que podem ser identificados por uma vinheta.
· Publicação de uma brochura com os horários dos comboios e dos autocarros que param em Alcácer do Sal. de maneira que as pessoas de fora e os Alcacarenses saben como chegar de tal ou tal localidade à Alcácer e voltar. Esta brochura deve ter os numeros de telefone dos Taxis de Alcácer e pode ser financiada parcialmente com a publicidade dos comerciantes e outras empresas ou instituções..
· A Câmara, depois consultar os comerciantes, deve melhorar a sinalização do comercio dentro e fora da cidade:
· Por uma mapa no Largo de Camões com a localização dos principais lojas, restaurantes e pousadas de interesse turístico.
· Fazer uma sinalização em algumas estradas ou autoestradas. (tipo: “Alcácer do Sal: vaí là vaí” ou “Alcácer do Sal: vale o desvio”.
Michael Noelke (Miguel Mosquito)
Qual é o futuro do comercio tradicional em Alcácer do Sal ?
Com o apoio de algum dinheiro público, um ou mais peritos devem ser convidados para animar um debate sobre o desenvolvimento do comércio em Alcácer. Questões a abordar:
1. Qual é o papel do pequeno comércio numa cidade como Alcácer onde o poder de compra é dos mais fracos?
2. Quais são as possibilidades do pequeno comércio, face aos supermercados instalados na cidade, ou nos arredores?
3. Qual é a situação do comércio de Alcácer perante as grandes superfícies fora da cidade (margem Sul do Tejo, Palmela, Setúbal)?
4. Como atrair clientes de Grândola, Tróia e de outras cidades e vilas próximas?
5. Como é que o pequeno comércio pode lucrar com o turismo em Alcácer e como pode contribuir para o desenvolvimento do turismo?
6. Realizar um inventário das lojas que existem e das actividades comerciais que faltam
7. Melhorar a oferta e o rendimento das lojas através de uma maior especialização
8. Quais são as vantagens e os inconvenientes de abrir uma loja em franchising?
9. Quais são as possibilidades concretas no ramo que interessa a cada um?
10. Comprar a um preço melhor graças a uma central de compras, será uma solução realista?
11.Como investir na formação profissional do comerciante retalhista ?
M.N. (M.M.)
1º Concurso de Presépios
A Câmara Municipal vai promover a realização do 1º Concurso de Presépios durante o mês de Dezembro no concelho de Alcácer do Sal.
Este concurso tem o objectivo de dinamizar e apoiar o comércio tradicional e ao mesmo tempo, incentivar a participação popular, individual ou colectiva na vida cultural do concelho e dar mais vida e cor à quadra natalícia.
A participação está aberta a todos os interessados na elaboração de um presépio, recorrendo aos mais diversos materiais e que possa ser montado num espaço visível à população em geral.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em impresso próprio até ao dia 30 de Novembro, no Gabinete de Feiras e Animação Cultural no edifício da Câmara Municipal.
IX Feira do Livro: Auditório da Biblioteca Municipal
Este ano repete-se a iniciativa que já vai na 9ª edição, os objectivos esses, mantêm-se sempre actuais, aproximar os livros dos potenciais leitores e promover e difundir a leitura no concelho de Alcácer do Sal, aproveitando esta altura do ano para transformar um livro num presente.
A feira vai funcionar no Auditório da Biblioteca Municipal, de dia 26 de Novembro a 10 de Dezembro, entre as 13H00 e as 19H00 nos dias úteis e entre as 15H00 e as 19H00 ao sábado
SER MÃE
"Somos do tamanho dos nossos sonhos."Fernando Pessoa
23 novembro 2005
CENSURA
OS PEQUENOS...GRANDES FILÓSOFOS...
"Nunca te metas com uma miúda que já te bateu uma vez" Pedro - 9 anos
"Se a tua mãe esteve a discutir com o teu pai, não a deixes pentear- te."
Sara - 12 anos
"Se quiseres dar banho a um gato, prepara-te para tomares um também."
João-10 anos
"Nunca se deve confiar num cão para guardar a nossa comida." Gonçalo -11
anos
"Nunca entre numa corrida com os atacadores desapertados." André -12 anos
"Quantos mais erros faço mais esperta fico." Inês - 8 anos
"Há muitas coisas que a gente sabe e que as notas não dizem." Rita - 10
anos
Quando as coisas estão escritas em letras pequenas é porque são
Importantes." Diogo - 10 anos
ATRACÇÃO FATAL
"Nao sei. Acho que é por causa do cheiro das pessoas. Por isso é que os
perfumes e os desodorizantes são tão populares." João - 9 anos
"Primeiro temos que ser atingidos por uma seta. Depois, deixa de ser uma
experiência dolorosa." Helena - 8 anos.
"Se uma pessoa tiver sardas, ela vai-se sentir atraida por outra que
também tenha sardas." André - 6 anos
A IDADE CERTA PARA CASAR
"Aos oitenta e quatro anos, porque nesta idade ja nao precisamos de
trabalhar e podemos passar o dia inteiro a namorar com a outra pessoa."
Julia - 8 anos
"Eu vou-me casar assim que sair do infantário." Tomas - 5 anos
SOLTEIRO OU CASADO ?
"As raparigas devem ficar solteiras. Os rapazes devem casar-se para terem
alguém que lhes limpe a roupa e lhes faça a comida." Catarina
- 9 anos
"Fico com dor de cabeça só de pensar nesse assunto. Sou muito pequena para
pensar nesses problemas." Lina - 9 anos
"Uma das pessoas deve saber preencher um cheque. Mesmo que haja muito amor,
é sempre necessário pagar as contas." Eva - 8 anos
MANTER UMA RELAÇÃO
"Passar a maior parte do tempo a namorar em vez de irmos trabalhar."
Tomás-7 anos
"Não esquecer o nome da namorada. Isso estragava tudo!" Ricardo - 8 anos
"Pôr o lixo lá fora todos os dias." Guilherme - 5 anos
"Nunca dizer a uma pessoa que se gosta dela se não for verdade." Pedro -
9 anos
BELEZA
"Não tem a ver com sermos bonitos ou não. Eu sou bonito e ainda não
encontrei ninguém para casar comigo." Ricardo - 7 anos
TÁCTICAS INFALÍVEIS
"Diz a toda a gente o quanto gostas dela. E não te importes se os pais
dela estiverem ao pé." Manuel - 8 anos
"Levá-la a comer batatas fritas, costuma funcionar." Bernardo - 9 anos
"Eu gosto de hamburgueres e também gosto de ti." Luis - 6 anos
"Abanamos as ancas e rezamos para que tudo corra pelo melhor." Carla - 9
anos
AMOR
"O amor é a melhor coisa que existe no mundo. Mas o futebol ainda é
melhor!" Guilherme - 8 anos
"Sou a favor do amor, desde que ele não aconteça quando estão a dar
desenhos animados." Ana - 6 anos
"O amor encontramos mesmo quando nós tentamos nos esconder dele. Eu fujo
dele desde os 5 anos mas as raparigas conseguem sempre encontrar-me."
Nuno-8 anos
"O amor é a loucura. Mas quero experimentar um dia." Fabio - 9 anos
ESTAMOS A AVANÇAR....VAMOS CONSEGUIR!!!
21 novembro 2005
ACTIVIDADES SECRETAS DA CIA NO IRAQUE
TRAD: "CHENEY NÃO PODERIAS FAZER ISSO NOUTRO SITIO. NÃO CONSIGO TER SOSSEGO PARA REZAR"(In jornal "Le temps", Genebra)20 novembro 2005
VOCÊ SABE O QUE É FUTEBOL???
COMO NASCE UM PARADIGMA
"É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO". Albert Einstein
TRISTE ANIVERSÁRIO

Alguns fieis celebraram ontem missa em lembrança do 30º aniversário do General Francisco Franco, Ditador, durante 40 anos na nossa vizinha Espanha...
NO COMENT!!!!
19 novembro 2005
UMA VIDA PELA DEMOCRACIA
EM CAMPANHA
Querem ver que nos enganamos. Se calhar não se trata de eleger o Senhor Presidente da Republica Portuguesa, mas sim.... O Senhor Presidente Simpático.
AS ÚLTIMAS DO "National Geographic"
Este Rio por cima, mas sem parar ?

Um passeio de barco no Rio Sado é sempre agradavel, especialmente fora da época de calor.
Então, vamos por este rio acima, na direcção de Vale de Guizo
Mas, para desembarcar alí, não existe qualquer condição de segurança
É preciso ser muito ágil para não cair na água.


Mas a sopa de peixe da Dona Maria Bárbara na Tasca do Marcelino é tão boa que vale a pena algum risco.
Por baixo do Rio Sado, também não há condições para desembarcar em segurança.18 novembro 2005
Gato e Rato à volta das Angulas

Como anunciei na edição anterior a Policia Marítima interviu ontem mais uma vez, para retirar do Rio Sado as redes de pesca das "angulas".
Se trata de enguias "bebés" que nascem no mar do Sargaço e chegam as costas europeias como larvas, com a corrente do Golfo. Depois de 3 ou 4 anos de viagem estas transformam-se em angulas e sobem as correntes dos rios nos meses de Inverno, geralmente de Novembro a Março. Tendo de cumprimento 8 a 12 centímetros sendo muito finas, elas são consideradas uma verdadeira iguaria, especialmente em Espanha e na Inglaterra. São vendidas a preços astronómicos – valem várias centenas de euros o quilo – nos restaurantes de Madrid e Londres.
Para um sistema de intermediários ilegais, as angulas são exportadas essencialmente para Espanha. O preço de venda ao pescador ilegal varia actualmente entre 75,00 € e 100,00 € ou mais por quilo. À alguns anos atrás, o preço chegou mesmo a duplicar e até a triplicar. No entanto a concorrência francesa fez diminuir os preços. Assim não é de surpreender que os pescadores do Rio Sado se habituem a jogar ao gato e ao rato com a policia marítima na pesca ilegal das angulas.
Esta semana a policia realizou uma “boa” captura retirando duas redes de angulas entre Alcácer e a “Porta das Cegonhas” situada junto à Serra da Maceira, a caminho de Vale de Guiso. Para os pescadores em questão foi um duro golpe, uma rede deste tipo com a malha muito fina, que poderão ter mais de 20 metros de comprido, poderá valer com todo o restante equipamento à volta de 1.500,00 € ou mais. Se a policia apanhar o proprietário das redes em questão este poderá ainda ser multado em pelo menos 1.500,00 €, multa esta que poderá ir até aos 37.500,00 €, poderá ainda ter que cumprir pena de prisão, consoante a gravidade e reincidência da situação. Se o pescador em contravenção for apanhado juntamente com o barco, este poderá ainda ser confiscado.
Portanto, há a certeza de que as redes confiscadas são rapidamente substituídas por outras. Porque os pescadores de Alcácer possuem hoje poucas alternativas para ganhar o seu sustento.
Com efeito, a policia não consegue apanhar todas as redes ilegais deixando a maioria. Os pescadores possuem entre eles um sistema de alerta. Quando a presença da policia é notada os colegas encarregar-se-ão de retirar as redes, ou quando isso não é possível , afundam as redes e na mesma noite tudo volta ao normal.
“Eles (a policia) fazem o seu trabalho e nós fazemos o nosso” , explicou-me um pescador conhecedor da situação que não hesita exlicar o assunto. Ele recusa o argumento de que os pescadores são irresponsáveis por realizarem uma actividade ilegal que acaba com o ecossistema das enguias e que prejudica o Rio Sado. Ele explica que, no respeitante ao choco, ao camarão e à ostra, o estuário do Rio Sado é uma das maiores maternidades da Europa, e os pescadores fazem tudo o que é necessário para não prejudicar a reprodução destas espécies e para preservar o ecossistema. “Mas há tantos poluidores que se estão nas tintas e que acabam com a base da nossa existência” , - exclama o meu interlocutor. “Porquê, não se tratam as toxinas produzidas na fábrica de celulose da Portucel de Setúbal? O que se faz para acabar com a poluição produzida nos estaleiros da Setenave? O que se faz contra os grandes criadores de porcos que utilizam o Rio Sado como fossa? Ou contra os agricultores de arroz que matam os peixes com pesticidas, sem falar das águas residuais de Alcácer que carregadas de detergentes domésticos e outros produtos químicos empestam o Rio Sado?”..... “ Em relação a todos estes poluidores as nossas pequenas acções ilegais têm pouco peso” disse defendendo-se o meu interlocutor.Comentário: Parece-me inegável que há uma grande parte de bom senso nas observações do pescador mencionado, mesmo que não sejam todos uns anjos. Mas quem pode negar que nos últimos quarenta anos as necessidades da natureza (ecossistema) foram achincalhadas por o que foi considerado como interesses maiores: A produção do arroz com custos mais baixos possíveis (com intervenção massiva de pesticidas), a produção de celulose e a reparação dos navios, sem grande respeito pelo ambiente e finalmente a produção massiva de porcos em lugares fechados.
No altar de todas as prioridades as ostras desapareceram e voltam muito timidamente, os stocks de peixes diminuiu de maneira dramática, os golfinhos já não sobem o Rio Sado. Os pescadores artesanais de Alcácer , Carrasqueira e Comporta, ao todo uma grande centena de famílias, foram simplesmente sacrificados como se estes não tivessem quaisquer direitos ou qualquer importância.
Como então é possível queixarmo-nos dos pescadores que apenas se desenvencilham à sua maneira e se necessário á margem da legalidade? É francamente chegada a hora de tratar o problema do Rio e do seu Estuário em todo o seu conjunto e extensão em vez de continuar o jogo do gato e do rato,. Sem a pesca artesanal o conselho de Alcácer seria um conselho bem triste, como uma rosa sem as pétalas e sem os espinhos.
Miguel Mosquito
AI, OS BELOS TEMPOS!!!
ComunicadoA Associação das Agências de Viagem Portuguesas (AAVP) quer aqui anunciar, que apoia o candidato Mário Soares à Presidência da República pelas razões de seguida mencionadas:198611 a 13 de Maio - Grã-Bretanha06 a 09 de Julho - França12 a 14 de Setembro - Espanha17 a 25 de Outubro - Grã-Bretanha e França28 de Outubro - Moçambique05 a 08 de Dezembro - São Tomé e Príncipe08 a 11 de Dezembro - Cabo Verde198715 a 18 de Janeiro - Espanha24 de Março a 05 de Abril - Brasil16 a 26 de Maio - Estados Unidos13 a 16 de Junho - França e Suíça16 a 20 de Outubro - França22 a 29 de Novembro - Rússia14 a 19 de Dezembro - Espanha198818 a 23 de Abril - Alemanha16 a 18 de Maio - Luxemburgo18 a 21 de Maio - Suíça31 de Maio a 05 de Junho - Filipinas05 a 08 de Junho - Estados Unidos08 a 13 de Agosto - Equador13 a 15 de Outubro - Alemanha15 a 18 de Outubro - Itália
05 a 10 de Novembro - França12 a 17 de Dezembro - Grécia198919 a 21 de Janeiro - Alemanha31 de Janeiro a 05 de Fevereiro - Venezuela21 a 27 de Fevereiro - Japão27 de Fevereiro a 05 de Março - Hong-Kong e Macau05 a 12 de Março - Itália24 de Junho a 02 de Julho - Estados Unidos12 a 16 de Julho - Estados Unidos17 a 19 de Julho - Espanha27 de Setembro a 02 de Outubro - Hungria02 a 04 de Outubro - Holanda16 a 24 de Outubro - França20 a 24 de Novembro - Guiné-Bissau24 a 26 de Novembro - Costa do Marfim26 a 30 de Novembro - Zaire27 a 30 de Dezembro - República Checa199015 a 20 de Fevereiro - Itália10 a 21 de Março - Chile e Brasil26 a 29 de Abril - Itália05 a 06 de Maio - Espanha15 a 20 de Maio - Marrocos09 a 11 de Outubro - Suécia27 a 28 de Outubro - Espanha11 a 12 de Novembro - Japão199129 a 31 de Janeiro - Noruega21 a 23 de Março - Cabo Verde02 a 04 de Abril - São Tomé e Príncipe05 a 09 de Abril - Itália17 a 23 de Maio - Rússia08 a 11 de Julho - Espanha16 a 23 de Julho - México27 de Agosto a 01 de Setembro - Espanha14 a 19 de Setembro - França e Bélgica08 a 10 de Outubro - Bélgica22 a 24 de Novembro - França08 a 12 de Dezembro - Bélgica e França199210 a 14 de Janeiro - Estados Unidos23 de Janeiro a 04 de Fevereiro - India09 a 11 de Março - França13 a 14 de Março - Espanha25 a 29 de Abril - Espanha04 a 06 de Maio - Suíça06 a 09 de Maio - Dinamarca26 a 28de Maio - Alemanha30 a 31 de Maio - Espanha01 a 07 de Junho - Brasil11 a 13 de Junho - Espanha13 a 15 de Junho - Alemanha19 a 21 de Junho - Itália14 a 16 de Outubro - França16 a 19 de Outubro - Alemanha19 a 21 de Outubro - Áustria21 a 27 de Outubro - Turquia01 a 03 de Novembro - Espanha17 a 19 de Novembro - França26 a 28 de Novembro - Espanha13 a 16 de Dezembro - França199317 a 21 de Fevereiro - França14 a 16 de Março - Bélgica06 a 07 de Abril - Espanha18 a 20 de Abril - Alemanha21 a 23 de Abril - Estados Unidos27 de Abril a 02 de Maio - Grã-Bretanha e Escócia14 a 16 de Maio - Espanha17 a 19 de Maio - França22 a 23 de Maio - Espanha01 a 04 de Junho - Irlanda04 a 06 de Junho - Islândia05 a 06 de Julho - Espanha
09 a 14 de Julho - Chile14 a 21 de Julho - Brasil24 a 26 de Julho - Espanha06 a 07 de Agosto - Bélgica07 a 08 de Setembro - Espanha14 a 17 de de Outubro - Coreia do Norte18 a 27 de Outubro - Japão28 a 31 de Outubro - Hong-Kong e Macau199402 a 05 de Fevereiro - França27 de Fevereiro a 03 de Março - Espanha (incluindo Canárias)18 a 26 de Março - Brasil08 a 12 de Maio - África do Sul (Tomada de posse de Mandela)22 a 27 de Maio - Itália27 a 31 de Maio - África do Sul06 a 07 de Junho - Espanha12 a 20 de Junho - Colômbia05 a 06 de Julho - França10 a 13 de Setembro - Itália13 a 16 de Setembro - Bulgária16 a 18 de Setembro - - França28 a 30 de Setembro - Guiné-Bissau09 a 11 de Outubro - Malta11 a 16 de Outubro - Egipto17 a 18 de Outubro - Letónia18 a 20 de Outubro - Polónia09 a 10 de Novembro - Grã-Bretanha15 a 17 de Novembro - República Checa17 a 19 de Novembro - Suíça27 a 28 de Novembro - Marrocos07 a 12 de Dezembro - Moçambique30 de Dezembro a 09 de Janeiro 1995 - Brasil199531 de Janeiro a 02 de Fevereiro - França12 a 13 de Fevereiro - Espanha07 a 08 de Março - Tunísia06 a 10 de Abril - Macau10 a 17 de Abril - China17 a 19 de Abril - Paquistão07 a 09 de Maio - França21 de Setembro - Espanha23 a 28 de Setembro - Turquia14 a 19 de Outubro - Argentina e Uruguai 20 a 23 de Outubro - Estados Unidos27 de Outubro - Espanha31 de Outubro a 04 de Novembro - Israel04 e 05 de Novembro Faixa de Gaza e Cisjordânia05 e 06 de Novembro - Cidade de Jerusalém15 a 16 de Novembro - França17 a 24 de Novembro - África do Sul24 a 28 de Novembro - Ilhas Seychelles04 a 05 de Dezembro - Costa do Marfim06 a 10 de Dezembro - Macau11 a 16 de Dezembro - Japão199608 a 11 de Janeiro - Angola
Durante os anos que ocupou o Palácio de Belém, Soares visitou 57 países (alguns várias vezes como por exemplo Espanha que visitou 24 vezes e a França 21 vezes), percorrendo no total 992.809 KMS o que corresponde a 22 vezes a volta ao mundo.
Lá bem dizia a anedota: Qual a diferença entre o Dr Mário Soares e Deus?
Resposta: Deus está em todo o lado...o Dr Mário Soares já la esteve!!!!
17 novembro 2005
Proxima reunião da Câmara Municipal, amanhã, Sexta-Feira
Entre os assuntos a serem discutidos são os seguintes:
Aprovação dos Documentos de Prestação de Contas do 1º Semestre do ano de 2005 da EMSUAS;
Designação dos representantes da CMAS na Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão Regional do Ambiente AMAGRA;
Designação dos representantes da CMAS na Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Litoral Alentejano AMLA;
Designação dos representantes da CMAS na Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal.
Atribuição de cheque brinde aos filhos dos trabalhadores da CMAS e EMSUAS EM;
Aprovação do regulamento para o 1º Concurso de Presépios
16 novembro 2005
Intervenção da Polícia Marítima
A Polícia Marítima esteve hoje a confiscar algumas redes de pescadores, que foram colocadas no Rio Sado, entre Alcácer do Sal e a aldeia de Vale de Guizo, para apanhar angulas (enguias bébés), uma actividade ilegal que se repete regularmente na nossa zona, mas também no Tejo, no Douro e em outros rios. Daremos mais notícias sobre este assunto na próxima edição.O PRESIDENTE DA CAMARA INFORMA OS FUNCIONÁRIOS E OS TRABALHADORES MUNICIPAIS
Ontem o Presidente da Câmara e os três vereadores a tempo inteiro convocaram os trabalhadores da câmara e da e da EMSUA para lhes explicar a repartição de funções dentro da nova equipa e para uma troca de impressões. Mais ou menos metade dos 400 trabalhadores e funcionários responderam ao apelo enchendo 90% do auditório. O objectivo da reunião era um primeiro contacto e mostrar que o executivo informa os trabalhadores e escuta-os. Os trabalhadores tiveram a ocasião de fazer as suas observações sobre as condições de trabalho e sobre o que lhes pareceu merecer uma discussão. Uma dezena deles aproveitou esta ocasião e a troca de ideias passou-se num bom ambiente. Do lado do executivo apenas o Presidente tomou a palavra e explicou a repartição de tarefas já do conhecimento dos leitores deste blog. O Vice Presidente João José Mendes Massano está responsavel pelo pelouro da Divisão Administrativa e Financeira;o João Carlos Lázaro Faria está responsavel pelo pelouro da Acção Sócio-Cultural: Cultura e Desporto; o Hélder António Monforte Serrafim estéa responsavel pelo pelouros da Gestão das Obras Municipais e Serviços Urbanos e do Gabinete de Educaçãoo e Promoção Ambiental e o Presidente da Câmara fica como os pelouros da Habitação e do Urbanismo, do Turismo, do Desenvolvimento económico, da Educação e Acção social.O Presidente sublinhou que o executivo ia trabalhar com os trabalhadores da Câmara e não contra eles, mas com eles e que isso seria feito num espírito de abertura e participação. Disse “Catorze mil cidadãos olham para nós” num apelo para os motivar. Trabalhar não basta pois é necessário “ mostrar aos cidadãos que estamos trabalhando e que somos os melhores”. Para gostar do seu trabalho os trabalhadores devem ter “boas condições, bom material e um bom enquadramento” disse ainda o Presidente. Deu como exemplo os trabalhadores da EMSUA que deviam chegar aos seu locais de trabalho não a dez mas somente com o pessoal e o equipamento necessário, sem ter que fazer idas e voltas inúteis, para que toda a gente tenha consciência da sua eficiência.
Respondendo a uma pergunta sublinhou que ele era pelo Sindicato e por todos os Sindicatos mas que estes deveriam fazer um esforço para se adaptarem aos desafios de hoje. Eles deviam ter, por exemplo, um papel a jogar na formação e na segurança do pessoal. No que respeita a frota de veículos da Câmara, um primeiro exame provisório mostrou que ela está parcialmente desactualizada e que seria necessário proceder a substituições.
O Presidente da Câmara não abordou a questão das mudanças que se estão a realizar ou estão previstas na chefia de certos departamentos.
A reunião tinha começado mais ou menos à hora prevista e durou uma trintena de minutos…
COMENTÁRIO: Ao reunir todos os trabalhadores da Câmara e da EMSUA logo quinze dias após a sua entrada em funções, os novos dirigentes da Câmara quiseram visivelmente mostrar que estavam a falar a sério quando prometeram uma gestão mais aberta e mais participativa dos assuntos do Concelho. A repartição de tarefas no seio da nova equipa era sem dúvidas um bom pretexto para convocar uma tal reunião. Contudo, dialogar com a assembleia de trabalhadores não é coisa fácil sobretudo se, além da apresentação dos novos cargos não há mais grande coisa a dizer, salvo a fazer um apelo à motivação e a responder a tal ou tal pergunta de detalhe. A nova Câmara está em funções somente há duas semanas, quer dizer o tempo para arrumar os escritórios, tomar um primeiro contacto com cada um dos serviços, familiarizar-se com os processos em curso e acudir aos assuntos mais urgentes que se acumularam durante o período de transição. Nestas condições, convocar uma assembleia de trabalhadores comporta o risco de criar frustrações, pois eles têm sempre um certo instinto para distinguir uma verdadeira de uma suposta consulta. Por exemplo viu-se que o Presidente da Câmara não disse uma palavra sobre as pessoas que já saíram da chefia de alguns departamentos nem dos que os vão substituir ou sobre as possíveis reestruturações. Tratam-se de questões sensíveis que criam boatos e que não se deviam calar afim de evitar a sensação que, para nos satisfazer, atiram-nos algumas migalhas de informação, mas escondem-nos o essencial…
Miguel Mosquito
15 novembro 2005
EM CAMPANHA
Por esta lógica, o seu grande amigo François Mitterrand teve de se vingar quatro vezes antes de chegar a Presidente da Républica Francesa..
Pratos de cogumelos selvagens

Que pode-se fazer com os cogumelos selvagens da região de Alcácer do Sal ? Aquí seguem alguns exemplos :
Frigideira de Cogumelos (Uma receita de Maria de Lourdes Modesto)
Sabemos que os cogumelos não se cozinham todos do mesmo modo, nem sequer servem para os mesmos cozinhados. A receita que se segue a lembrar a “À la Bordelaise”, parece-nos uma boa sugestão para cozinhar mistura de cogumelos. Dos selvagens lembro a boa ligação dos Pieds de Mouton ou os Cantarelos com Cornucópias dos cultivados, os Champignons, os Pleurotos e os Shiitake continuam a resultar muito bem cozinhados deste modo.
Para 4 pessoas
1 Kg de cogumelos (mistura de várias espécies) 4 dentes de alho; 1 dl de azeite sal e pimenta; 2 colheres de sopa de salsa picada
Escove os cogumelos com uma trincha e, se necessário, lave-os rapidamente em água corrente. Escorra bem. Esmague dois dentes de alho com a pele e leve ao lume com o azeite. Junte os cogumelos e salteie-os sobre lume forte. Tempere com sal e pimenta.
Quando a maior parte da água tiver evaporado, espalhe sobre os cogumelos os restantes alhos picados e a salsa, Reduza o calor e deixe cozer alguns minutos mais. Sirva como entrada.
Algunas ideias de Dona C.C.
Petiscos
Terrina de Cogumelos selvagens em Croute
Tortulhos e Laranjinhas salteados c/ Alho, Flor de Sal e Pimenta
Cabeça de Xara de Porco preto c/ Laranjinhas e Tortulhos
em Azeite e Vinagre
Tortulhos c/ Ovos mexidos e Enchidos de Porco preto
Pratos principais
Massa italiana c/ Tortulhos, Cebolinhos, Alho e Azeite
Risotto de Tortulhos
Fricassé de Tortulhos c/ Xarem frito
Chambão de Vitelão, Cogumelos selvagens e Castanhas, acompanhado c/ Migas de Abóbora
COISAS DA ONU

Começa amanhã uma das mais importantes Conferências deste ano, organizada pelas Nações Unidas. Trata-se da CIMEIRA MUNDIAL DA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, cuja organização as Nações Unidas decidiram entregar à Tunisia. Dada a importância da Cimeira para a liberdade de todos nós, não têm faltado protestos sobre a entrega de coisa tão importante à uma ditadura muito pouco branda, contráriamente ao que muita gente quer fazer crer. Houve mesmo orgãos de informação de renome mundial(New York Times, Le Temps, Le Monde, etc.) que não se privaram de notar que este acto é um pouco a mesma coisa "que entregar as Nações Unidas à Libia" ou pedir à " Coreia do Norte para dirigir a Comissão dos Direitos do Homem" . Para agravar as coisas os jornalistas que aí têm tentado informar-se chegam mesmo a ser agredido pela policia à paisana só porque se interessam pelos grevistas da fome em defesa dos presos politicos.
O Jornal Le Temps da Suiça exprime com um desenho significativo como é perigoso "blogar" nesse pays......
14 novembro 2005
ESCOLHA
CERTO
13 novembro 2005
NOVA PALAVRA
OTÁRIO: Indivíduo que defende, com ardor mas sem argumentos, a construção do Aeroporto da OTA....
12 novembro 2005
Cunha para Hospitais :-D
Está doente?
Dirija-se a um hospital.
E diga que lhe morreram as galinhas todas.
Fazem-lhe todos os exames....e com sorte ainda aparece na televisão.
Precisa-se de matéria prima para construir um País
"A crença geral anterior era de que Santana Lopes não servia, bem como Cavaco, Durão e Guterres. Agora dizemos que Sócrates não serve. E o que vier depois de Sócrates também não servirá para nada. Por isso começo a suspeitar que o problema não está no trapalhão que foi Santana Lopes ou na farsa que é o Sócrates. O problema está em nós. Nós como povo.
Nós como matéria prima de um país. Porque pertenço a um país onde a ESPERTEZA é a moeda sempre valorizada, tanto ou mais do que o euro. Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família baseada em valores e respeito aos demais.
Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas nos passeios onde se paga por um só jornal E SE TIRA UM SÓ JORNAL, DEIXANDO-SE OS DEMAIS ONDE ESTÃO.
Pertenço ao país onde as EMPRESAS PRIVADAS são fornecedoras particulares dos seus empregados pouco honestos, que levam para casa, como se fosse correcto, folhas de papel, lápis, canetas, clips e tudo o que possa ser útil para os trabalhos de escola dos filhos... e para eles mesmos. Pertenço a um país onde as pessoas se sentem espertas porque conseguiram comprar um descodificador falso da TV Cabo, onde se frauda a declaração de IRS para não pagar ou pagar menos impostos.
Pertenço a um país onde a falta de pontualidade é um hábito. Onde os directores das empresas não valorizam o capital humano. Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e depois reclamam do governo por não limpar os esgotos.
Onde pessoas se queixam que a luz e a água são serviços caros. Onde não existe a cultura pela leitura (onde os nossos jovens dizem que é "muito chato ter que ler") e não há consciência nem memória política, histórica nem económica. Onde nossos políticos trabalham dois dias por semana para aprovar projectos e leis que só servem para caçar os pobres, arreliar a classe média e beneficiar a alguns.
Pertenço a um país onde as cartas de condução e as declarações médicas podem ser "compradas", sem se fazer qualquer exame.
Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no autocarro, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não dar-lhe o lugar. Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o peão. Um país onde fazemos muitas coisas erradas, mas estamos sempre a criticar os nossos governantes.
Quanto mais analiso os defeitos de Santana Lopes e de Sócrates, melhor me sinto como pessoa, apesar de que ainda ontem corrompi um guarda de trânsito para não ser multado. Quanto mais digo o quanto o Cavaco é culpado, melhor sou eu como português, apesar de que ainda hoje pela manhã explorei um cliente que confiava em mim, o que me ajudou a pagar algumas dívidas. Não. Não. Não. Já basta.
Como "matéria prima" de um país, temos muitas coisas boas, mas falta muito para sermos os homens e as mulheres que nosso país precisa. Esses defeitos, essa "CHICO-ESPERTERTICE PORTUGUESA" congénita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até converter-se em casos escandalosos na política, essa falta de qualidade humana, mais do que Santana, Guterres, Cavaco ou Sócrates, é que é real e honestamente ruim, porque todos eles são portugueses como nós, ELEITOS POR NÓS. Nascidos aqui, não em outra parte...
Fico triste. Porque, ainda que Sócrates fosse embora hoje mesmo, o próximo que o suceder terá que continuar trabalhando com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos. E não poderá fazer nada... Não tenho nenhuma garantia de que alguém possa fazer melhor, mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá. Nem serviu Santana, nem serviu Guterres, não serviu Cavaco, e nem serve Sócrates, nem servirá o que vier. Qual é a alternativa?
Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror? Aqui faz falta outra coisa. E enquanto essa "outra coisa" não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados....igualmente abusados!
É muito bom ser português. Mas quando essa portugalidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como Nação, então tudo muda...
Não esperemos acender uma vela a todos os santos, a ver se nos mandam um messias.
Nós temos que mudar. Um novo governante com os mesmos portugueses nada poderá fazer. Está muito claro... Somos nós que temos que mudar. Sim, creio que isto encaixa muito bem em tudo o que anda a nos acontecer: desculpamos a mediocridade de programas de televisão nefastos e francamente tolerantes com o fracasso. É a indústria da desculpa e da estupidez.
Agora, depois desta mensagem, francamente decidi procurar o responsável, não para castigá-lo, senão para exigir-lhe (sim, exigir-lhe) que melhore seu comportamento e que não se faça de mouco, de desentendido. Sim, decidi procurar o responsável e ESTOU SEGURO QUE O ENCONTRAREI QUANDO ME OLHAR NO ESPELHO. AÍ ESTÁ. NÃO PRECISO PROCURÁ-LO EM OUTRO LADO.
E você, o que pensa?... MEDITE!"
EDUARDO PRADO COELHO
Eduardo Prado Coelho - in Público
AQUI E ACOLÁ.....
11 novembro 2005
Modernices
10 novembro 2005
O regresso dos cogumelos selvagens

A maior parte dos cogumelos é exportada por empresas situadas no centro do país, que dispõem de uma vasta rede de intermediários e de apanhadores que se estende de norte a sul. Assim se vai dilapidando um vasto e precioso património natural, por pura ignorância. Pois, se as pessoas não querem saber dos cogumelos bravos, muito mais saborosos que os cogumelos de cultura, chamados «de Paris», é por ignorância e por receio de intoxicação.
E verdade que é melhor evitar colher os cogumelos se não se souber identificá-los e distinguir os bons dos maus. Mas este saber pode adquirir-se, por exemplo, frequentando cursos administrados por peritos na matéria. O Convivium Arrábida da organização Slow Food, organiza regularmente excursões em grupo, para aprender a conhecer os diversos tipos de cogumelos que crescem em Portugal (contacto: www.slowfood.pt). O Jardim Botânico da Ajuda (Lisboa) também organiza eventos deste tipo. Hoje passou aqui por Alcácer do Sal um desses grupos à descoberta de receitas de cogumelos bravos, num dos restaurantes do centro histórico.
Os maiores clientes dos cogumelos portugueses são a França, a Espanha e a Itália. Em Itália, os tortulhos são objecto de um verdadeiro culto. Durante a época dos tortulhos, há dezenas de autocarros italianos que percorrem todos os sábados e domingos o sul da França, em busca de boas florestas de cogumelos. As pessoas comem-nos e a indústria alimentar utiliza-os para conservas e molhos de toda a espécie e exporta-os por sua vez, para, entre outros locais…. Portugal.
Assim, os cogumelos regressam para nós, com um valor acrescentado inconcebível e o consumidor português vê-se portanto no mesmo papel que os habitantes do Gana, que exportam cacau para Inglaterra e depois importam chocolate.A época dos tortulhos (ver a esquerda) e das laranjinhas (em cima) é breve. Aparecem normalmente em Outubro, quando o sol regressa, após as primeiras chuvas. Este ano, estão atrasados e só começam presentar-se agora com timidez. Assim que fizer mais frio, ao sol de Inverno, aguardamos os cantarelos e mais tarde as púcaras. Podem encontrar-se nalgumas tascas da zona de Grândola, mas no Concelho de Alcácer este saber popular parece ter-se perdido. Chegou o momento de o actualizar para que um maior número de pessoas possa aproveitar o sabor delicado dos verdadeiros cogumelos.
Miguel Mosquito








