22 setembro 2005

 

Xixi a mais

As pessoas que, como eu, têm que tomar diuréticos, experimentam todos os dias, durante umas horas, uma necessidade aguda de esvaziar a bexiga. A necessidade transforma-se rapidamente em urgência e o limiar da tolerância atinge o nível zero. Foi o que me aconteceu, há uns dias, quando passeava na marginal do Sado, não muito longe da Praça de Camões. Só havia uma solução para me manter são e seco: marchar rapidamente em direcção às escadas do cais do Sado mais próximas. A maré já tinha baixado consideravelmente e os degraus da escada estavam cobertos pela lama largada pela retirada das águas. Eu fazia aquilo que não podia evitar quando vejo chegar a toda a pressa uma viatura, tocar a buzina e parar. Atraído pelos meus movimentos suspeitos, o homem já tinha antecipado aquilo que facilmente poderia verificar in loco: vestígios de xixi nos degraus das escadas do Sado, bem marcados na lama. «Isto é a Fiscalização EMSUAS: devo avisá-lo que é proibido urinar no rio. Tenho que lhe passar uma multa.» Por momentos fiquei sem resposta, pois apesar de tudo sentia-me bastante «feio» por ter feito uma necessidade num local em que não devia fazê-la. No fim de contas, apanhei apenas um aviso.

No entanto, quando voltei a mim, questionei-me: «Como é possível que eu apanhe uma multa por urinar no Sado, quando 80% dos esgotos da cidade de Alcácer, até mesmo os resíduos das casas de banho, sejam despejados diariamente no Rio? - E até coisas bem piores! Regularmente, cerca de quinze em quinze dias, um forte odor a detritos de porco invade a baixa da cidade. Quando acontece durante o dia (o que é mais raro que durante a noite, e por quê!), podem então ver-se dezenas de peixes mortos, a flutuar, de barriga para o ar, nas águas do rio. São os criadores de porcos das herdades a montante de Alcácer e do Vale de Santa Catarina (Ribeira de Sitimos) que são os responsáveis.

Violando todas as leis, deitam regularmente o xixi dos seus animais porcinos para o Sado e para o seu afluente. Toda a gente o cheira, mas a EMSUAS …. parece ignorá-lo. Houve fiscalização? Houve avisos? Houve multas? Como é que é possível que esta poluição bárbara e impune do nosso rio continue, mês após mês, ano após ano? O que tem a dizer, Sr. Jerónimo Matias? Abordou certamente este assunto quando falou com as gentes das herdades, que estavam presentes no lançamento da sua campanha eleitoral.
Miguel Mosquito

Comments:
Miguel, le Portugal est un pays très dur à gérer!
Plusieurs personnes me disaient qu'il fallait une dictature pour remettre tout en place!
Je ne sais ce que tu penses de cela...et pourtant paroles de Portugais!
Bisous
 
Cristina, o que é a coisa a mais dificil à gerir é a liberdade, me dizia ontem o escritor A. T., com quem tenia o privilégio de almoçar com alguns amigos. Portanto, não podemos desesperar.
Este país vai acordar lentemente. Se não é nesta geração, vais ser na proxima ou na proxima ...... com os Espanhois como novos donos. Entretanto, "o medo de ser livre provoca o orgulho de ser escravo" (citação de uma parede do 25 de Abril)..
 
se um homem mata alguém, é um assassino!

se um homem mata milhares é um conquistador!

devia ter dito que para o multar, o sr. fiscal teria também de multar todos que estivessem a urinar dentro de suas casas...
 
Mas onde será que vão desaguar os esgotos da retrete do Sr Fiscal????
 
mas... tamém o sr. fiscal estava apenas a cumprir ordens...

quem as faz é que não parece o que está a fazer!!!
 
Desculpem, mas esta história é anedota, não é?!
Bom... é que se aconteceu na realidade... deixa muito a desejar, então já não se pode fazer xi-xi?!!!!
Esta história contada ao final da noite entre um grupo de amigos dava uma verdadeira anedota... Quantas pessoas fazem xi-xi no cais? Há quantos anos isto acontece? Só agora é que multam?!!! Qualquer dia nem um peido se pode dar na rua:-) se não somos multados.
 
Esculpe, mas esta história é verdadeira !!
 
Acredito. Mas é inacreditável, uma situção destas. Multarem uma pessoa só porque estava a fazer xi-xi, é demais.
Concerteza que o fiscal da emsuas não faz xi-xi ou então anda de fraldas.
Isto há com cada coisa mais absurda!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
peço desculpa

mas só em Portugal se espantam com uma multa a alguem que faz xi-xi em local publico.
todas as pessoas deveriam ser multadas por faze-lo ... desde que se criassem condições para as pessoas poderem faze-lo em locais apropriados.

o ridiculo da situação está no querer multar antes de limparem toda a porcaria que vai para o rio.

um abraço
 
O CORNUDO DO MASSANO O CARLOS GORDO DISSE QUE ELA VALE A PENA PINAR E DO ZE XULOSO ALIAS CAETANO E DO PORCO DO PAREDES VAI DAR DE COMER A TUA AMIGA FERNANDA DA COMPORTA, DEIXEM-SE DE PRESEGUIÇÕES SEUS MALANDROS DE MERDA NUNCA FIZERAM NADA POR ALCÁCER SEUS BADANECOS DE MEIA TIJELA
 
Enviar um comentário

<< Home