22 setembro 2005
Xixi a mais
As pessoas que, como eu, têm que tomar diuréticos, experimentam todos os dias, durante umas horas, uma necessidade aguda de esvaziar a bexiga. A necessidade transforma-se rapidamente em urgência e o limiar da tolerância atinge o nível zero. Foi o que me aconteceu, há uns dias, quando passeava na marginal do Sado, não muito longe da Praça de Camões. Só havia uma solução para me manter são e seco: marchar rapidamente em direcção às escadas do cais do Sado mais próximas. A maré já tinha baixado consideravelmente e os degraus da escada estavam cobertos pela lama largada pela retirada das águas. Eu fazia aquilo que não podia evitar quando vejo chegar a toda a pressa uma viatura, tocar a buzina e parar. Atraído pelos meus movimentos suspeitos, o homem já tinha antecipado aquilo que facilmente poderia verificar in loco: vestígios de xixi nos degraus das escadas do Sado, bem marcados na lama. «Isto é a Fiscalização EMSUAS: devo avisá-lo que é proibido urinar no rio. Tenho que lhe passar uma multa.» Por momentos fiquei sem resposta, pois apesar de tudo sentia-me bastante «feio» por ter feito uma necessidade num local em que não devia fazê-la. No fim de contas, apanhei apenas um aviso.No entanto, quando voltei a mim, questionei-me: «Como é possível que eu apanhe uma multa por urinar no Sado, quando 80% dos esgotos da cidade de Alcácer, até mesmo os resíduos das casas de banho, sejam despejados diariamente no Rio? - E até coisas bem piores! Regularmente, cerca de quinze em quinze dias, um forte odor a detritos de porco invade a baixa da cidade. Quando acontece durante o dia (o que é mais raro que durante a noite, e por quê!), podem então ver-se dezenas de peixes mortos, a flutuar, de barriga para o ar, nas águas do rio. São os criadores de porcos das herdades a montante de Alcácer e do Vale de Santa Catarina (Ribeira de Sitimos) que são os responsáveis.
Violando todas as leis, deitam regularmente o xixi dos seus animais porcinos para o Sado e para o seu afluente. Toda a gente o cheira, mas a EMSUAS …. parece ignorá-lo. Houve fiscalização? Houve avisos? Houve multas? Como é que é possível que esta poluição bárbara e impune do nosso rio continue, mês após mês, ano após ano? O que tem a dizer, Sr. Jerónimo Matias? Abordou certamente este assunto quando falou com as gentes das herdades, que estavam presentes no lançamento da sua campanha eleitoral.
Miguel Mosquito
Comments:
<< Home
Miguel, le Portugal est un pays très dur à gérer!
Plusieurs personnes me disaient qu'il fallait une dictature pour remettre tout en place!
Je ne sais ce que tu penses de cela...et pourtant paroles de Portugais!
Bisous
Plusieurs personnes me disaient qu'il fallait une dictature pour remettre tout en place!
Je ne sais ce que tu penses de cela...et pourtant paroles de Portugais!
Bisous
Cristina, o que é a coisa a mais dificil à gerir é a liberdade, me dizia ontem o escritor A. T., com quem tenia o privilégio de almoçar com alguns amigos. Portanto, não podemos desesperar.
Este país vai acordar lentemente. Se não é nesta geração, vais ser na proxima ou na proxima ...... com os Espanhois como novos donos. Entretanto, "o medo de ser livre provoca o orgulho de ser escravo" (citação de uma parede do 25 de Abril)..
Este país vai acordar lentemente. Se não é nesta geração, vais ser na proxima ou na proxima ...... com os Espanhois como novos donos. Entretanto, "o medo de ser livre provoca o orgulho de ser escravo" (citação de uma parede do 25 de Abril)..
se um homem mata alguém, é um assassino!
se um homem mata milhares é um conquistador!
devia ter dito que para o multar, o sr. fiscal teria também de multar todos que estivessem a urinar dentro de suas casas...
se um homem mata milhares é um conquistador!
devia ter dito que para o multar, o sr. fiscal teria também de multar todos que estivessem a urinar dentro de suas casas...
mas... tamém o sr. fiscal estava apenas a cumprir ordens...
quem as faz é que não parece o que está a fazer!!!
quem as faz é que não parece o que está a fazer!!!
Desculpem, mas esta história é anedota, não é?!
Bom... é que se aconteceu na realidade... deixa muito a desejar, então já não se pode fazer xi-xi?!!!!
Esta história contada ao final da noite entre um grupo de amigos dava uma verdadeira anedota... Quantas pessoas fazem xi-xi no cais? Há quantos anos isto acontece? Só agora é que multam?!!! Qualquer dia nem um peido se pode dar na rua:-) se não somos multados.
Bom... é que se aconteceu na realidade... deixa muito a desejar, então já não se pode fazer xi-xi?!!!!
Esta história contada ao final da noite entre um grupo de amigos dava uma verdadeira anedota... Quantas pessoas fazem xi-xi no cais? Há quantos anos isto acontece? Só agora é que multam?!!! Qualquer dia nem um peido se pode dar na rua:-) se não somos multados.
Acredito. Mas é inacreditável, uma situção destas. Multarem uma pessoa só porque estava a fazer xi-xi, é demais.
Concerteza que o fiscal da emsuas não faz xi-xi ou então anda de fraldas.
Isto há com cada coisa mais absurda!!!!!!!!!!!!!!!!!
Concerteza que o fiscal da emsuas não faz xi-xi ou então anda de fraldas.
Isto há com cada coisa mais absurda!!!!!!!!!!!!!!!!!
peço desculpa
mas só em Portugal se espantam com uma multa a alguem que faz xi-xi em local publico.
todas as pessoas deveriam ser multadas por faze-lo ... desde que se criassem condições para as pessoas poderem faze-lo em locais apropriados.
o ridiculo da situação está no querer multar antes de limparem toda a porcaria que vai para o rio.
um abraço
mas só em Portugal se espantam com uma multa a alguem que faz xi-xi em local publico.
todas as pessoas deveriam ser multadas por faze-lo ... desde que se criassem condições para as pessoas poderem faze-lo em locais apropriados.
o ridiculo da situação está no querer multar antes de limparem toda a porcaria que vai para o rio.
um abraço
O CORNUDO DO MASSANO O CARLOS GORDO DISSE QUE ELA VALE A PENA PINAR E DO ZE XULOSO ALIAS CAETANO E DO PORCO DO PAREDES VAI DAR DE COMER A TUA AMIGA FERNANDA DA COMPORTA, DEIXEM-SE DE PRESEGUIÇÕES SEUS MALANDROS DE MERDA NUNCA FIZERAM NADA POR ALCÁCER SEUS BADANECOS DE MEIA TIJELA
Enviar um comentário
<< Home
