30 setembro 2005
Qual o futuro do pequeno comércio em Alcácer do Sal?
No mês de Junho, abríu em Alcácer do Sal um super-mercado da cadeia alemã Lidl, defronte do Ecomarché que já existe em Alcácer, desde 1996. Num futuro próximo, vai abrir mais um super-mercado na Praça dos Toiros.Os comerciantes da nossa vila/cidade não estão minimamente preparados para enfrentar o choque das grandes cadeias. O retumbante sucesso do Ecomarché, que cresce de ano para ano, não se deve a um aumento do poder de compra dos habitantes de Alcácer, mas ao facto de o pequeno comércio não conseguir resistir a estas poderosas organizações que se vangloriam de
vender aos preços mais baixos e que podem fazê-lo, graças à sua organização, à sua estratégia e ao seu marketing.Os pequenos comerciantes tradicionais, ou não viram o que estava para vir, ou resignaram-se simplesmente perante a fatalidade. Receio bem que seja a segunda hipótese a que mais se aproxima da realidade.
Aos comerciantes idosos, que já ultrapassaram a idade da reforma, não se pode criticar o facto de não adaptarem o seu negócio às exigências dos tempos modernos. Além disso, têm frequentemente a sorte de continuar a pagar rendas «antigas», ou mesmo «muito antigas», que há muito deixaram de corresponder a quaisquer realidades económicas. Então, continuem a gerir as suas lojas mais como um passatempo do que como um negócio.
Mas o que irá acontecer à Rua Direita, a nossa principal rua comercial (que, felizmente, é reservada aos peões)? Quando cheguei a Alcácer do Sal, há quatro anos e meio, contei cinco lojas abandonadas nesta rua, entre o Largo de Camões e a Câmara Municipal. Há uns meses, contei 15! – A degradação do comércio na rua Direita salta aos olhos e no entanto continua há muito, sem que se veja os comerciantes reagirem.
Em todo o Portugal, tal como no estrangeiro, o comércio tem vindo a deslocar-se para as grandes superfícies, que se instalam na periferia das grandes cidades e que apenas são acessíveis de automóvel. O mesmo está a acontecer em Alcácer. Será que é irremediável? Já não há lugar para o comércio tradicional?A resposta depende em grande parte dos próprios comerciantes. Se continuarem a não alterar nada e a comportarem-se como individualistas paranóicos, irão ao fundo. Se, em vez disso, acabarem por compreender que estão todos no mesmo barco e que têm toda a vantagem em administrar a Rua Direita como se se tratasse de um centro comercial, talvez tenham uma possibilidade de sobreviver e de prosperar.
Os comerciantes têm que compreender finalmente que o destino de cada um deles está ligado ao destino de todos os outros. Para que a minha loja avance, é preciso que as lojas dos outros, sobretudo noutros ramos de comércio, também progridam e que as pessoas de Alcácer encontrem nas lojas da Rua Direita a variedade de artigos que procuram, a preços razoáveis e com um atendimento impecável.

Quando, há uns anos, e com o apoio de programas financeiros europeus, os comerciantes de Alcácer foram incentivados a modernizar as suas lojas, o ênfase estava na modernização das infra-estruturas e do mobiliário das lojas. E no entanto, o hardware é apenas a segunda ou a terceira prioridade. Mudar a mentalidade e a concepção é muito mais importante.
Se não for a Associação Comercial, talvez pudesse ser um grupo de (jovens) comerciantes que se reúnam e que se questionem sobre:
· Qual é o papel do pequeno comércio numa cidade como Alcácer onde o poder de compra é dos mais fracos?
· Quais são as possibilidades do pequeno comércio, face aos supermercados instalados na cidade, ou nos arredores?
· Qual é a situação do comércio de Alcácer perante as grandes superfícies fora da cidade (margem Sul do Tejo, Palmela, Setúbal)?
· Como atrair clientes de Grândola, Tróia e de outras cidades e vilas próximas?
· Como é que o pequeno comércio pode lucrar com o turismo em Alcácer e como pode contribuir para o desenvolvimento do turismo?
· Realizar um inventário das lojas que existem e das actividades comerciais que faltam (livraria, loja de discos, loja de decoração género «Casa», loja de venda de mariscos,...)
· Melhorar a oferta e o rendimento das lojas através de uma maior especialização (por exemplo, ao nível dos electrodomésticos e dos artigos de electrónica audiovisual)
· Quais são as vantagens e os inconvenientes de abrir uma loja em franchising?
· Quais são as suas possibilidades concretas no ramo que me interessa?
· Comprar a um preço melhor graças a uma central de compras, será uma solução realista?
Com o apoio de algum dinheiro público, um ou mais peritos poderiam ser convidados para animar o debate sobre o desenvolvimento do comércio em Alcácer.
A experiência já o demonstrou: enquanto houver pessoas que prefiram um atendimento personalizado em vez de ler instruções nas prateleiras dos supermercados, haverá um lugar para o pequeno comércio.
Quando, pelo contrário, o pequeno comércio morre, o urbanismo degrada-se e uma parte da identidade da cidade perde-se. Os efeitos da desintegração social não se fazem esperar. Esta triste realidade pode observar-se um pouco por todo o lado.Por fim, congratulo-me que haja pessoas que vêm de todo o Portugal e mesmo de Espanha para comprar em Alcácer tudo aquilo que está ligado ao mundo do cavalo e do monte alentejano, numa das lojas mais tradicionais e mais emblemáticas de Portugal: a Coudelaria Machado.
Miguel Mosquito
Comments:
<< Home
Não me leve mal senhor Miguel, mas não é Coudelaria Machado é Correaria Machado.
Coudelaria é um local onde são apuradas raças de cavalos e de outros animais.
Correaria é um estabelecimento onde se fazem ou vendem correias e outras obras de couro, como é o caso da Correaria Machado.
Não leve a mal o meu reparo é somente uma explicação.
Coudelaria é um local onde são apuradas raças de cavalos e de outros animais.
Correaria é um estabelecimento onde se fazem ou vendem correias e outras obras de couro, como é o caso da Correaria Machado.
Não leve a mal o meu reparo é somente uma explicação.
como se promove o comércio tradicional se os COMUNISTAS por entremedio deste Mentias alias matias só faz obras de fachada, vidé o antigo largo das camionetas estacionavam dantes 42 carros agora estacionam 18!!!! gastou-se dinheiro para não teres onde estacionar? se não estacionas como podes ir as compras??
só se fores pagar multas de transito....
só se fores pagar multas de transito....
O CORNUDO DO MASSANO O CARLOS GORDO DISSE QUE ELA VALE A PENA PINAR E DO ZE XULOSO ALIAS CAETANO E DO PORCO DO PAREDES VAI DAR DE COMER A TUA AMIGA FERNANDA DA COMPORTA, DEIXEM-SE DE PRESEGUIÇÕES SEUS MALANDROS DE MERDA NUNCA FIZERAM NADA POR ALCÁCER SEUS BADANECOS DE MEIA TIJELA
O CORNUDO DO MASSANO O CARLOS GORDO DISSE QUE ELA VALE A PENA PINAR E DO ZE XULOSO ALIAS CAETANO E DO PORCO DO PAREDES VAI DAR DE COMER A TUA AMIGA FERNANDA DA COMPORTA, DEIXEM-SE DE PRESEGUIÇÕES SEUS MALANDROS DE MERDA NUNCA FIZERAM NADA POR ALCÁCER SEUS BADANECOS DE MEIA TIJELA
Enviar um comentário
<< Home

