12 agosto 2005

 

A limpidez de Alcácer : um dever de cidadânia











A limpidez da cidade deixa muito a desejar. Será por culpa da Câmara que as ruas estão cheias de papéis e de plásticos? Ou será antes culpa dos cidadãos (e dos visitantes)? É verdade que a autarquia é responsável pela limpeza das ruas, mas os cidadãos são responsáveis por deitar fora os seus detritos, por deitar o lixo nos recipientes próprios e por evitar que os seus cães deixem os cartões de visita nos passeios. Tal comportamento tornaria mais fácil a tarefa do serviço de limpeza municipal e permitiria dedicar a fins mais interessantes uma parte dos fundos públicos que é gasta actualmente apenas a remediar a negligência das pessoas.





Pergunto-me também, porquê muita gente, em vez de meter as caixas de papelão nos recipientes de lixo, simplesmente deixan-as ao lado, sem pensar sequer, que isso é feio.





Tenho sempre perguntado a mim próprio por que razão algumas aldeias, como Santa Susana, estão sempre limpíssimas, tão limpas que nos dão vontade de nos sentarmos no chão para um piquenique, enquanto que em alguns bairros de Alcácer os habitantes demonstram tão pouco cuidado com a limpeza da sua cidade. A identificação ou a não identificação das pessoas com a sua comunidade e o controlo social também aí desempenham um papel importante.

Num futuro próximo, o Município irá colocar à disposição dos cidadãos bicicletas gratuitas para as suas deslocações na cidade. Será um novo teste para o espírito cívico dos cidadãos. Em países como a Holanda, a Suécia ou a Dinamarca, este tipo de sistema funciona muito bem. Mas, quando observo o vandalismo ou, muito simplesmente, a falta de respeito pelos bens na via pública em Alcácer, pergunto a mim próprio se não será ainda demasiado cedo para introduzir este sistema aqui. Espero estar enganado. Vamos ver!

Comments: Enviar um comentário

<< Home