17 agosto 2005

 

Estamos no caminho do progresso para onde?

As eleições municipais estão à porta. A margem Sul de Alcácer embeleza-se para agradar aos cidadãos. Os bulldozers atacam e remexem a terra. Os camiões trazem toneladas e toneladas de terra e de pedras. Para fazer o quê? Um minigolfe! ! Enfim, um minigolfe para divertir os velhos e os novos e certamente para atrair os golfistas de todo o mundo! Se não se pode ter um relvado de 18 buracos, não se quer ficar para trás e oferece-se um minigolfe. O cenário grandioso de Alcácer compensa este golfe em miniatura.

Parece um sonho. Deixemos de lado o contra e o favor do minigolfe, que era um conceito de distracção há quarenta ou cinquenta anos e que, actualmente, já não interessa a ninguém, a não ser àqueles que são pagos para o construir. Vejamos antes essa outra realidade que, na minha opinião, é insuportável e que nos devia fazer pensar: apenas dois bairros de Alcácer dispõem de um sistema de tratamento de águas. São o Bairro de São João e o Bairro do Olival Queimado. 80% das águas residuais de Alcácer continuam a aterrar no Rio Sado. Não há dinheiro para remediar esta situação, que já vem da Idade Média. E isto passa-se no século 21.


O Sado, o nosso principal património, sem o qual Alcácer deixaria de ser Alcácer, transformou-se num esgoto. Sofrem os peixes, sofrem os pescadores, sofrem as actividades náuticas. Sofre o turismo. Mas tranquilizemo-nos. Os camarões que se pescam nas águas sujas do rio, e por vezes directamente junto dos esgotos, continuam a vender-se na praça principal.

Àqueles que clamam: «Estamos no caminho do progresso», gostaríamos de perguntar «no progresso para onde?».
Miguel Mosquito

Comments:
...e tirar o alimento dessa maravilhosa espécie que é a Tainha!!!!
 
Estamos em frente ao abismo, mas vamos dar um grande passo por frente !
 
Estamos em frente ao abismo, mas vamos dar um grande passo por frente !
 
Enviar um comentário

<< Home