12 agosto 2005
Andar de bicicleta em Alcácer

Cada vez mais as cidades são preparadas com ciclovias para entusiasmarem os cidadãos a deixarem o carro e deslocarem-se de bicicleta, ou de skate ou patins para os mais radicais. É um imperativo das cidades modernas ambientalistas/ecologistas ou mesmo uma luta contra o sedentarismo das populações. Quem visita cidades europeias, Amesterdão, Budapeste, Praga..., encontra a bicicleta, ou melhor ciclistas, por toda a parte.
No último "Dia Europeu Sem Carros", 22 de Setembro, a CMAS lançou as primeiras infraestruturas para a criação de um projecto de deslocação de bicicleta em Alcácer (pontos de recolha de bicicletas em diversos locais da cidade).
É um projecto válido se for acompanhado da criação de espaços por onde efectivamente a bicicleta possa circular.
Esperava que o projecto de remodelação do Largo das Camionetas já contemplasse isso, mas o que encontrei foi a total ausência de uma ciclovia, tendo o ciclista de continuar a utilizar a mesma faixa que os veículos motorizados!!!! Por outro lado, o chão empedrado não convida muito a andar de bicicleta!!!!
A imagem deste post pretende mostrar a quem nos governa, como se deve fazer uma ciclovia numa cidade: um espaço paralelo à estrada, de preferência divido em 2 faixas, sendo uma para peões e outra para bicicletas, skates, patins...
Pode ser que me ouçam!